Saiba o que é branding

15, nov, 2019 | Marketing Digital

As campanhas de branding têm por objetivo aumentar a visibilidade e a lembrança da marca, fortalecendo o relacionamento com o público-alvo. Dessa forma, a empresa consegue se posicionar com maior solidez no mercado, garantindo mais força em todas as etapas da jornada do cliente.

Você já fez alguma pesquisa no Google ou assistiu a uma série interessante na Netflix?

Ao falarmos de grandes marcas, fica claro o quanto o posicionamento de um negócio pode impactar diretamente nas vendas.

Entender como o branding funciona e como sua empresa pode otimizar os resultados com o posicionamento adequado no mercado é fundamental.

Por este motivo, apresentamos este artigo.

Descubra de vez o que é branding e qual é a importância de se fazer uma gestão de marca que garanta a visibilidade do seu negócio para o público certo.

Conheça os principais passos para implementar as estratégias e erros que não deveria cometer. Boa leitura!

O que é branding e para que serve?

Você já pensou na principal diferença entre aquelas marcas que você admira e as que passam sem se destacar?

Um dos principais motivos para que algumas empresas se destaquem é pelo simples fato de elas saberem qual é o seu propósito e o que fazer para expressá-lo ao público.

Branding é um conjunto de ações e planejamento estratégico que tem por objetivo fazer com que a sua marca se destaque pelo seu propósito, missão, visão e valores.

Em outras palavras, é desenvolver uma personalidade para a marca, fazendo com que clientes e prospects se identifiquem com ela.

As campanhas de branding têm por objetivo aumentar a visibilidade e a lembrança da marca, fortalecendo o relacionamento com o público-alvo. Dessa forma, a empresa consegue se posicionar com maior solidez no mercado, garantindo mais força em todas as etapas da jornada do cliente.

Quais os benefícios de implementar essa estratégia?

Você já parou para pensar em quantas vezes você precisa tomar decisões durante um dia?

Fazer uma compra representa uma parcela dessas decisões e a tendência é buscar padrões para facilitar essas escolhas.

Por exemplo, a comparação de preço. Entretanto, quando a pessoa consegue se conectar com a marca, entendendo os valores agregados, o preço deixa de ter esse peso.

O cliente está disposto a gastar um pouco mais para se alinhar com a marca com a qual se identifica. Além disso, é mais fácil que ele se lembre dessa opção no momento da compra.

Ou seja, com o branding a empresa se destaca da concorrência a ponto de se tornar única para o público.

Como implementar uma estratégia de branding?

Existem vários passos para que você implemente uma estratégia de branding no seu negócio. Confira as principais dicas para garantir uma gestão de marca eficiente.

Pesquisa de mercado

A primeira coisa que você precisa fazer para começar o branding é entender seu público e o mercado.

Para isso, é interessante fazer uma pesquisa de mercado. Entenda como seus concorrentes diretos e indiretos estão agindo, qual é o comportamento, expectativa, desejos e objeções do público.

Em seguida, analise o propósito do seu negócio e faça uma reflexão sobre quais pontos tornam sua marca única e como ela pode ir de encontro com o público.

Identidade visual

Outro ponto fundamental no branding é garantir que a identidade visual da sua marca esteja presente nas suas campanhas.

Você pode fazer peças impressas, anunciar em mídias offline e apostar nas mídias sociais como Instagram e Twitter: faça com que seu público entenda quem está falando.

O importante é que em todo e qualquer lugar que sua marca esteja presente, a mesma deixe sua lembrança e transmita os seus valores de forma visual.

Ao acessar seu site, seu perfil nas redes sociais ou ver seu outdoor ele consegue perceber que é a mesma empresa.

Relacionamento com o público

O marketing de produto é fundamental para você destacar sua marca, mas nada disso terá valor se você não focar no centro da sua estratégia: o cliente! Sim, é muito importante que você conheça o perfil do consumidor, escute os clientes e também interaja.

Com as redes sociais isso ficou mais fácil, mas nem todas as empresas apostam nesse tipo de interação.

Lembre-se de conversar com o público e aumentar o engajamento destes com a marca.

Experiências para gerar valor

Outro ponto importante nas estratégias de branding são as experiências.

Mesmo que suas estratégias de marketing digital sejam excelentes e você desenvolva campanhas institucionais para destacar a marca, a experiência ainda será o grande diferencial para uma gestão de marca bem-feita.

As grandes empresas costumam fazer ações bastante criativas, inspire-se e crie algo que surpreenda seu público.

Quais os principais erros ao fazer a gestão da marca?

Além dos pontos fortes na gestão da marca, também é importante conferir alguns detalhes para não correr o risco de criar uma visão negativa sobre a marca.

Veja alguns erros que você deve evitar ao desenvolver suas ações de branding para não prejudicar o posicionamento da marca.

Achar que é uma ação pontual

Às vezes a empresa faz um investimento grande na gestão da marca e quando alcança a visibilidade desejada, se esquece do branding.

As ações de branding são para reforçar a personalidade da marca, pense que sua empresa está em constante expansão, conhecendo novas pessoas e, mesmo que tenha a mesma carteira de clientes, precisa se adaptar às tendências.

Por isso, as ações de branding devem ser constantes.

Confundir qualquer campanha de marketing com branding

As tendências de marketing digital são muito importantes para aumentar os prospects e otimizar o ciclo de vendas.

Isso não significa que qualquer peça que apresenta o logotipo da empresa é uma campanha de branding.

Lembre-se de que para fazer a gestão da marca, o foco não deve ser as vendas e o relacionamento com o público deve ser um dos objetivos principais.

Não desenvolver uma personalidade para a marca

Neste artigo, mostramos a importância de uma identidade visual bem definida, porém, existem mais aspectos para ajudar o público a identificar sua marca.

Entenda qual é a personalidade da empresa, podem ser características ou valores que definem o negócio.

Assim, você também cria diretrizes para que outras pessoas como os colaboradores possam reforçar estes princípios.

Esquecer-se do público

Por mais que a gestão da marca pareça ser falar da empresa, nada disso tem sentido se você não pensar para quem você está falando.

Conheça os princípios do seu cliente, como ele pensa, o que ele espera.

Dessa forma, é possível desenvolver uma estratégia que esteja alinhada com as expectativas da persona, fortalecendo a gestão da marca.

Gostou de conhecer mais sobre o que é branding e entender que essa estratégia é fundamental?

Para garantir que a gestão da marca seja feita com qualidade, é importante contar com a parceria de profissionais que garantam campanhas adequadas para atingir os objetivos estabelecidos.

O que é SEO? [2022]

Você sabe como funciona o SEO? Entenda o que é SEO - Search Engine Optimization (Otimização para motores de busca) Como o SEO funciona? Descubra para que serve a estratégia de SEO Conheça algumas estratégias para alcançar o topo do Google [2022] Confira os principais erros de quem está iniciando no SEO As estratégias de SEO servem para fazer...

Leia mais

UX e UI: design e performance [2022]

Se o site não guiar o usuário corretamente pela interface, é improvável que ele tome a ação correta e, desse modo, o objetivo de venda não será alcançado. Sabe quando você entra em um site confuso e não encontra nada do que precisa? Esse é um exemplo clássico de UX e UI mal feito, que pode custar muito caro para a empresa, já que a primeira...

Leia mais

Melhor design de website [2022]

Uma coisa importante para entender no design de website é que assim como as estratégias de marketing digital, ele se atualiza conforme a mudanças no perfil e comportamento do cliente. Se há poucas décadas evitar a rolagem nas páginas era interessante para dar mais dinamismos para a experiência no desktop, atualmente os cliques podem ser um...

Leia mais

Estrutura de um website [2022]

Estrutura de um website – O que é? Qual a importância da estrutura de um website? Como desenvolver a estrutura de um site? Quais são os tipos de estrutura de um site? Como escolher a melhor estrutura de um site? Estrutura de um website: Quais conteúdos você considera mais importantes e que precisam ser destacados no site? Quais outros são...

Leia mais

Web design [2022]

Se os potenciais clientes usam mais o celular do que o computador na hora de navegar nos sites, por exemplo, o ideal é investir em responsividade e otimização no carregamento de imagens e vídeos. Se a sua empresa deseja construir uma sólida presença na internet, ter um website é essencial. No entanto, tão importante quanto ter uma página...

Leia mais