Estrutura de um website [2022]

24, nov, 2019 | Marketing Digital

Estrutura de um website – O que é?
Qual a importância da estrutura de um website?
Como desenvolver a estrutura de um site?
Quais são os tipos de estrutura de um site?
Como escolher a melhor estrutura de um site?

Estrutura de um website: Quais conteúdos você considera mais importantes e que precisam ser destacados no site?

Quais outros são vistos como acessórios e podem ficar em segundo plano?

Ter essas respostas ajuda na hora de hierarquizar os conteúdos para ter mais organização.

Criar a estrutura de um website é um passo fundamental para garantir presença on-line e aumentar as chances de visitas dos usuários.

Porém, apenas estar presente neste espaço não é suficiente.

É necessário pensar na estrutura de um site e se certificar que ela oferece uma experiência de excelência para o visitante.

Caso contrário, o investimento nessa área pode ter sido desnecessário, por não conseguir atrair e manter os usuários.

E ainda, ao não satisfazer as visitas, saiba que a concorrência tem a chance de fazer isso e assim, alcançar vantagem competitiva.

Então, para evitar que você tenha problemas com a estrutura de um site, preparamos este post.

Nele, falamos sobre o que esse conceito significa, qual a importância, como desenvolvê-lo e muito mais.

Continue a leitura e fique por dentro da estrutura de um website!

estrutura de um website - márcia jardim

Estrutura de um website – O que é?

Antes de tudo, é válido se aprofundar na definição da estrutura de um site.

Assim, saiba que ela corresponde a maneira como os conteúdos — posts e páginas — de um website são apresentados para os visitantes. Esse conceito também é chamado arquitetura do site.

Para entender melhor essa definição, imagine a estrutura de uma casa. Ela é formada por paredes, teto e piso.

Para que os moradores e visitantes deste lar se sintam confortáveis é importante que esses elementos conversem de forma harmônica e sejam funcionais.

Para isso, o arquiteto e o engenheiro civil são os responsáveis por entender os desejos e as necessidades dos moradores e assim, adaptar a estrutura baseada nisso.

Do mesmo modo, a estrutura de um site precisa que profissionais entendam como facilitar a navegação dos usuários e coloquem esse entendimento em prática.

Para atingir esse objetivo é necessário considerar na estrutura de um website:

  • design estratégico
  • links internos
  • menus de navegação
  • estruturas de URL
  • navegação estruturada
  • categorização

Qual a importância da estrutura de um site?

estrutura de um website - Dra. Márcia Jardim

Como foi possível notar, a estrutura de um site afeta diretamente a satisfação do usuário.

Isso porque ela envolve questões de acessibilidade, facilidade de uso etc.

E ainda, considere que o Google, principal buscador da internet, prioriza páginas web que satisfazem os usuários.

Então, os algoritmos deste portal elevam a visibilidade de sites que se preocupam com a estrutura a ponto de satisfazer os clientes.

Para entender mais sobre os pontos positivos disso, confira outros benefícios existentes:

  • melhoria da experiência do usuário: a facilidade de uso e encontro das informações no site favorece a experiência do usuário
  • facilidade de navegação: quando mais fácil de navegar, maior a probabilidades de os usuários permanecerem, retornarem e indicarem o site para outras pessoas
  • facilidade de alcance das páginas: páginas que teriam um menor clique podem ter mais engajamento com a adequada estruturação de um site
  • destaque de conteúdos mais importantes: a organização é um dos pilares da estrutura de um site e ela pode ajudar a destacar os conteúdos mais importantes para o leitor

Como desenvolver a estrutura de um website?

Diante dos benefícios apresentados ao estruturar um site, é natural se perguntar como colocar isso em prática.

Então, acompanhe a seguir os passos essenciais a serem considerados!

Pense nas necessidades e interesses dos visitantes

O primeiro é pensar em páginas web que se alinhem com os interesses e as necessidades dos visitantes.

Por exemplo, quando se trata de um site de agência, é natural que as visitas busquem informações sobre a equipe, portfólio, contato e valores.

Portanto, essas informações não podem faltar na página.

Por outro lado, quando se fala de um website de serviços on-line, é necessário contar com uma aba de suporte, preços, contato, termos de serviço etc.

Em outras palavras, cada segmento tem demandas específicas, o que exige o agrupamento de conteúdos relacionados aos interesses dos visitantes.

Hierarquize os conteúdos

Quais conteúdos você considera mais importantes e que precisam ser destacados no site? Quais outros são vistos como acessórios e podem ficar em segundo plano?

Ter essas respostas ajuda na hora de hierarquizar os conteúdos para ter mais organização.

Isto é, é possível manter os conteúdos mais importantes na página principal.

Os demais podem surgir em outra aba, como uma espécie de complementação para o assunto.

Por exemplo, quem tem uma agência de marketing digital pode criar um blog para produzir conteúdo sobre o segmento.

Então, marketing digital seria o tópico principal e as variações em torno dessa pauta — marketing digital no Instagram, marketing digital em tempos de pandemia etc.

Seriam oportunidades de links internos.

Esse tipo de agrupamento é chamado topic cluster e serve para hierarquizar os conteúdos e manter o interesse dos visitantes.

Quais são os tipos de estrutura de um site?

Para iniciar a estrutura de um site é importante pensar em uma organização básica, que pode servir para páginas de diferentes tamanhos e segmentos, como:

  • modelo hierárquico: é a versão mais comum e funciona como uma espécie de árvore, cuja ramificação corresponde as subpáginas de uma página principal
  • modelo de banco de dados: as experiências construídas nesse modelo são focadas no que as visitam buscam, conforme os dados analisados sobre elas
  • modelo sequencial: a condução da visita no site ocorre em sequência, para trás ou para frente
  • modelo de matriz: o site fornece diversos links de uma única vez para que o visitante decida onde quer ir

Como escolher a melhor estrutura de um website?

Como foi possível notar, a estrutura de um site otimiza a experiência dos usuários.

No entanto, muitos não sabem qual o melhor modelo a ser seguido. Por isso, considere alguns fatores para tomar a decisão correta:

  • audiência do site: considere os interesses e desejos de quem acompanhar o seu site
  • hierarquia: opte pela apresentação das informações em ordem lógica e prioritária
  • sequencial: sites sequenciais são mais indicados principalmente para segmentos educacionais

Naturalmente, para colocar isso em prática você não pode abdicar do profissionalismo e de quem entende do assunto.

Acesse o site da Dra. Márcia Jardim – Neurologista

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