Jornada de compra

17, nov, 2019 | Marketing Digital

Conhecer cada detalhe da jornada de compra dos seus clientes é importante para evitar possíveis erros de abordagens. Por isso, se você tiver todos os pontos alinhados, será possível entender o momento certo de transformar uma oportunidade em uma tão esperada chance de conversão.

Mas, o que é, exatamente, uma jornada de compra? São etapas percorridas por um potencial cliente antes de realizar a compra de um produto ou serviço. Sendo assim, quando um empreendedor entende seus hábitos de consumo fica muito mais fácil descobrir o momento certo da compra.

Curioso para saber mais sobre esse assunto? Quer descobrir em qual etapa da jornada seu cliente se encontra? Deseja saber quais os impactos dessa estratégia? É só curtir a leitura deste post. Confira!

Importância da jornada de compra

Quando o empreendedor conhece a jornada de compra do seu cliente, é sinal que ele já descobriu a importância do processo para o seu negócio. Logo, ele passa a analisar, melhor, o comportamento e a experiência do usuário durante cada etapa.

Quer conhecer outros pontos que mostram a importância desse processo? Veja!

  • se durante as etapas da jornada de compra você entrega valor e respostas adequadas, o seu cliente será incentivado a tomar decisão;
  • se o cliente está envolvido com a marca, a decisão será comprar de sua empresa;
  • se o empreendedor conhece a jornada de compra do cliente, ele fornece orientações específicas que geram confiança e chances de conversão.

Etapas da jornada de compra

A ideia aqui é o cliente passar por cada etapa da jornada de compra. Lembrando que, individualmente, elas têm metas e abordagens específicas para sanar as dúvidas do consumidor em cada estágio.

Mas, quais os outros objetivos da jornada de compra? É simples. Ele prepara e conduz o cliente para as próximas etapas, deixando-o encantado com as abordagens e a comunicação personalizada.

Agora, que tal conhecer cada uma das etapas da jornada de compra. Vale a pena entender para aplicar no seu negócio. Acompanhe!

Aprendizado e descoberta

Essa é a fase inicial da jornada de compra. Aqui, o cliente ainda não sabe que tem um problema. Por isso, é importante que o empreendedor desperte o seu interesse. Vale ressaltar que essa etapa é a da descoberta, logo, uma estratégia eficiente é a produção de conteúdos informativos que sanem suas principais dúvidas.

Como isso funciona na prática? Imagine que um potencial cliente deseja organizar sua carteira de clientes, mas não sabe como proceder. Por outro lado, você tem uma empresa de tecnologia e quer aumentar sua clientela.

Logo, é uma oportunidade de você compartilhar conteúdos em forma de dicas e ainda tornar o seu empreendimento conhecido no mercado.

Reconhecimento do problema

Vamos para a segunda etapa! Aqui, o seu potencial cliente já começou a entender que tem um problema e precisa de uma solução.

Por isso, cabe a você como um bom dono de negócio criar um senso de urgência para deixar sua persona ainda mais interessada no assunto e de repente, ela possa tomar uma atitude.

Sendo assim, é interessante falar sobre as funcionalidades do seu produto ou serviço por meio de conteúdos mais específicos.

Vale ressaltar que os vídeos e e-books são boas estratégias. Para ter acesso a esses materiais, é só solicitar o cadastro do usuário como o nome e o e-mail.

Consideração da solução

Quando o cliente está na terceira etapa da jornada de compra, ele está em busca da melhor solução para resolver o seu problema.

Logo, é nesse estágio que ele começa as pesquisas para localizar o fornecedor ideal.

Mas, qual a consequência dessa etapa?

Ora, como sua marca estava presente nas etapas anteriores da jornada, você criou relacionamento. Sendo assim, existe uma maior probabilidade do seu potencial cliente comprar seu produto ou serviço.

Então, o que você deve fazer?

  • apresente as características do seu produto ou serviço, bem como os seus benefícios para reforçar a autoridade da marca;
  • foque em conteúdos que mostrem o potencial do seu produto ou serviço como o melhor entre os concorrentes;
  • faça o envio de e-mail marketing ou mensagens no WhatsApp para abordar seu potencial cliente.

Decisão de compra

A última etapa da jornada de compras é onde o cliente toma a decisão de comprar o produto ou serviço. Daqui em diante, o seu papel é trazer orientações, comparar sua proposta com a do concorrente e oferecer a melhor oferta.

Mas, o que você deve fazer? Oferecer descontos personalizados e até testes gratuitos para o seu potencial cliente são estratégias perfeitas para ele comprovar os benefícios do produto ou serviço.

Impactos da jornada de compra

Imagine a quantidade de informações geradas sobre o cliente durante uma jornada de compra! Isso impacta, diretamente, nas vendas de qualquer empresa. Por ter um trabalho mais direcionado, focado em quem realmente importa, o seu negócio cria relacionamentos mais duradouros.

Por tudo isso, vale a pena conhecer os impactos dessa estratégia para o setor de vendas. Você concorda? É só conferir cada detalhe!

Identifica o melhor momento da venda

A jornada de compras analisa o comportamento do consumidor e define o momento ideal da venda.

Afinal de contas, é muito mais fácil vender para uma pessoa que está no momento de decisão. Sendo assim, evita-se desperdício de trabalho e tempo.

Gera um relacionamento mais próximo

Você sabe como se gera relacionamento com o consumidor?

É preciso saber quem ele é, seus desejos, interesses, necessidades e hábitos de consumo.

Com essas informações bem alinhadas, dá para conquistar novos clientes e, inclusive, fidelizar os que já consomem da sua marca.

Cria um canal para vendas mais consultivas

Nas vendas consultivas temos contatos mais personalizados. Vale ressaltar que esse modelo é estratégico, pois favorece a atuação do vendedor, ou seja, de um lado as pessoas estarão em busca de informações e, do outro, a empresa apresentará conteúdos e as melhores soluções.

Gerencia de maneira otimizada

Ter uma eficiente jornada de compra favorece uma gestão mais otimizada.

Nesse sentido, é possível identificar gargalos, ter agilidade nos processos, bem como propor soluções capazes de alavancar as vendas.

Planejamento Estratégico de Marketing – Aumenta a produtividade e a lucratividade

Quando o empreendedor conhece o seu potencial cliente, ele sabe quais os seus hábitos de consumo, bem como o momento ideal da compra. Logo, ele entende para quem vai vender mais, permitindo, uma melhor lucratividade e bons resultados.

A jornada de compra é uma ação inteligente para alavancar as vendas de uma empresa. Logo, o segredo é mapear o potencial cliente em cada estágio para auxiliá-lo com as melhores estratégias de conteúdos e soluções para suas necessidades.

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