Marketing de produto

18, nov, 2019 | Marketing Digital

Um bom lançamento de produto gera um intenso burburinho, que precisa ser monitorado de perto.

A ideia é acompanhar os resultados, captar os feedbacks dos clientes, bem como verificar as mudanças do mercado e as necessidades de adaptações.

Se a sua empresa pretende oferecer algo novo ou até mesmo introduzir um item em um nicho que ainda não explorou, uma estratégia completa de divulgação fará toda a diferença para o sucesso do lançamento.

Nessa missão, você pode contar com o marketing de produto, cuja proposta é conectar pessoas a uma novidade no mercado.

A seguir, confira o que você precisa saber para construir seu planejamento estratégico de marketing de produto.

O que é marketing de produto?

Marketing de produto é uma estratégia voltada para descoberta, atração e conversão de consumidores ideais para determinado item.

Começa muito antes do lançamento, quando a equipe de marketing planeja as ações para definir o posicionamento, o discurso, os diferenciais, os canais de divulgação e distribuição, entre outros detalhes do produto.

Esse planejamento não acaba após uma reunião, pois pode ser necessário revisar as decisões estratégicas.

Tudo isso para garantir o lançamento e a promoção do produto nos locais adequados, da forma certa e para o público ideal.

Além disso, quando a campanha estiver no ar, é essencial acompanhar os impactos e alavancar a demanda.

Como a estratégia pode ser proveitosa?

Os principais benefícios do marketing de produto são:

  • proporcionar destaque competitivo à marca no mercado;
  • segmentar e personalizar as ações conforme as necessidades do consumidor;
  • estender as etapas de crescimento e maturidade no ciclo de vida do produto;
  • facilitar os trabalhos de precificação, distribuição e design;
  • promover a integração entre os times de produto, marketing e vendas.

Quais são os estágios do marketing de produto?

Acompanhe o passo a passo para montar uma boa estratégia de marketing de produto.

Entender o mercado

Coletar dados por meio de uma pesquisa de marketing ajudará a entender as oportunidades e as ameaças no mercado em que sua empresa atua.

Afinal, a aceitação do produto pode ter influência de fatores econômicos, sociais, políticos, entre outros.

Definir a persona

É essencial saber quais são os interesses, os hábitos, os hobbies, as necessidades e outros detalhes sobre seu consumidor ideal.

Assim, será mais fácil desenvolver uma mensagem certeira para que ele perceba o valor da solução que você tem a oferecer.

Estabelecer o posicionamento e a mensagem

Posicionar o produto consiste em esclarecer o que ele proporciona, para quem é indicado e seus diferenciais em relação à oferta dos concorrentes.

Já a mensagem será responsável por estimular a decisão de compra e fixar a marca na mente da persona.

Estudar a concorrência

Esse estudo começou no primeiro estágio, mas é hora de se aprofundar no benchmarking para conhecer o que há de melhor no seu setor de atuação.

A partir disso, busque superar a concorrência apostando nos diferenciais do seu produto.

Criar um plano de lançamento

O plano de lançamento tem caráter publicitário e envolve estabelecer o conteúdo, as mídias que serão utilizadas, o período de divulgação da campanha, o cronograma de ações, os prazos para cada tarefa e seus respectivos responsáveis etc.

Desenvolver conteúdo para o lançamento

Aqui, a proposta é criar conteúdos para transmitir corretamente o discurso sobre seu produto.

Posts para o blog da empresa e para redes sociais, e-books, hotsite, manuais, anúncios pagos, vídeos de demonstração e peças de e-mail marketing são ótimos formatos.

Preparar a equipe

O engajamento e o comprometimento dos colaboradores com a divulgação do produto são essenciais.

Também é importante treinar os times de vendas e de atendimento para que eles conheçam profundamente a novidade e deem suporte ao cliente.

Estipular o orçamento

A verba será destinada às ações, aos canais e aos conteúdos produzidos para o lançamento do produto.

Sua definição deve levar em conta o público que a empresa deseja atingir e os efeitos pretendidos com a campanha, estipulados no planejamento.

Lançar o produto

No lançamento, a empresa deve ficar de olho no comportamento do público e nas suas próprias ações.

Espera-se que o momento seja de grande repercussão, então é preciso ter tato para identificar oportunidades e garantir mais visibilidade ao produto.

Acompanhar os resultados

Um bom lançamento de produto gera um intenso burburinho, que precisa ser monitorado de perto.

A ideia é acompanhar os resultados, captar os feedbacks dos clientes, bem como verificar as mudanças do mercado e as necessidades de adaptações.

Agora você sabe o que é marketing de produto, quais os seus benefícios e como montar uma boa estratégia.

Reforçamos que o trabalho não acaba após o lançamento.

O mercado e o comportamento do consumidor mudam constantemente. Portanto, monitore os resultados para ver se precisa ajustar suas ações e, assim, garantir seu sucesso.

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