Pesquisa de Mercado

16, nov, 2019 | Marketing Digital

Muitos ainda acreditam que a pesquisa de mercado não é tão benéfica quanto aparenta.

Pensam que não existe razão para acompanhar as estratégias de outras empresas, afinal, isso pode tornar o negócio pouco inovador e apenas mais do mesmo no mercado.

Contudo, um estudo de mercado não se limita à análise da concorrência.

Saber fazer uma pesquisa de mercado é importante para compreender o nicho de atuação do seu negócio, seu público-alvo e sua concorrência.

Inúmeras empresas de sucesso utilizam essa ferramenta, pois oferece informações de qualidade, de fontes variadas.

Felizmente, você não precisa ter um produto finalizado para aprender a utilizá-la; a pesquisa pode ser aplicada em diferentes fases do seu empreendimento, servindo para vários propósitos.

Porém, o maior desafio aqui é ter o conhecimento necessário para utilizar essa ferramenta com eficácia, organizada e que gere resultados relevantes para sua empresa.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir. Continue acompanhando e aprenda mais sobre o assunto!

O que é pesquisa de mercado?

Podemos defini-la como um meio para entender a realidade do mercado e aprimorar as tomadas de decisão dentro do negócio.

A pesquisa ajuda a empresa a colher informações importantes para que o empreendimento cresça com base em decisões mais acertadas e seguras.

Esses dados costumam incluir hábitos de consumo, características comportamentais ou benchmarking de organizações de outros setores.

Tais informações podem ser colhidas das seguintes formas:

  • pesquisa primária: toda pesquisa é realizada pela própria companhia que utilizará os dados recolhidos;
  • pesquisa secundária: toda pesquisa é feita por terceiros — profissional ou empresa especializada —, incluindo relatórios, artigos e outros materiais publicados pela concorrência;

Quais são os principais tipos de pesquisa de mercado?

Cada pesquisa de mercado varia conforme as metas da empresa, a metodologia aplicada e o perfil de sua audiência. Veja os principais tipos abaixo.

Hábitos de consumo

Esse tipo de estudo de mercado costuma focar no público de uma empresa e é feita para entender melhor seus clientes, reunindo informações de consumo.

Também é possível identificar eventuais demandas ocultas a partir desses dados.

Sua principal vantagem é oferecer as ferramentas necessárias para criar um planejamento estratégico de marketing totalmente alinhado com os desejos dos consumidores.

Com esse tipo de pesquisa, pode-se descobrir em qual rede social sua empresa terá mais resultados, qual o modelo de negócios mais eficaz, qual estratégia de precificação adotar e outros insights valiosos para o desenvolvimento de um negócio.

Força de marca

Nesse modelo, o objeto de estudo é a empresa. Seu intuito é identificar quanta atenção sua marca recebe em comparação aos concorrentes de mercado, além de descobrir pontos positivos ou negativos nas ações de branding.

Caso seu negócio não tenha um desempenho satisfatório com sua audiência, poderá aplicar as melhorias necessárias. Serão os dados gerados pela pesquisa que impulsionarão um eventual reposicionamento.

Satisfação dos clientes

Analisar a satisfação dos clientes com uma marca é fundamental, pois são eles que decidem quem cresce ou perecem nesse mercado. Nesse tipo de estudo, é feito uma avaliação dos feedbacks.

Raramente os consumidores acessam os canais de atendimento de uma empresa para fazer elogios ou reclamações. Portanto, o modo mais eficaz de colher essas informações é promovendo as pesquisas via formulários ou entrevistas.

Esse modelo de análise deve ser feito com certa frequência para reconquistar clientes que estão prestes a serem perdidos, além de possibilitar a otimização das ações de marketing.

Satisfação dos colaboradores

Uma pesquisa interna é aquela concentrada em analisar os colaboradores de uma empresa. Isso porque, profissionais motivados tendem a gerar resultados melhores e permanecer por mais tempo em suas posições.

Sempre que a equipe não está alinhada com os valores da companhia, ou se sentem sobrecarregados e não valorizados, reflexos negativos são percebidos não só no desenvolvimento do negócio, mas também no relacionamento com os clientes.

Quais são as principais etapas para fazer uma pesquisa de mercado?

Os estudos de mercado tradicionais consistem em entrevistas e questionários que podem ser respondidos presencialmente ou pela Internet. O passo a passo para criar uma pesquisa como esta são:

  • objetivo: estabelecer variedade de produtos, melhorar os preços, vender mais, etc.;
  • público-alvo: concorrentes, fornecedores, colaboradores, ou consumidores em geral;
  • amostragem: número de pessoas entrevistadas;
  • roteiro: consiste no formulário em si. As perguntas devem ser simples e objetivas;
  • análise: compilação dos dados, análise das respostas e panorama estatístico.

Quais são os segredos para concretizar uma pesquisa de mercado assertiva?

Existem diferentes maneiras de executar uma pesquisa do tipo. Você pode usar ferramentas de qualidade para processar os dados recolhidos com mais eficiência. Algumas são totalmente gratuitas.

Veja as sugestões abaixo:

Indicadores de desempenho

Para que sua pesquisa apresente resultados confiáveis, é imprescindível que os dados levantados também sejam de qualidade. Os portais que apresentam informações relevantes podem ser:

  • Think with Google: página oficial do Google com textos, relatórios e ideias relevantes sobre o mercado, tecnologia e comportamento do consumidor;
  • Sebrae: Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo é referência brasileira em conteúdos relacionados ao empreendedorismo.

Análise da concorrência

Existem plataformas que podem te ajudar a compreender a realidade do mercado com mais assertividade.

Acompanhar de perto o que seus concorrentes fazem é uma forma de garantir que seu negócio está no caminho certo.

As principais ferramentas para esse fim são:

  • Buzzsumo: analisa o desempenho das campanhas dos concorrentes e permite monitorar sua publicação;
  • Website Grader: analisa em detalhes seu site e da concorrência com base em SEO, experiência móvel e segurança;
  • SEMrush: oferece inúmeros recursos, sendo um deles o “Domínio vs. Domínio”, que compara palavras chave do seu site com as usadas pelos seus concorrentes.

Entrevista com clientes

Como dissemos mais acima, o feedback dos clientes é uma das informações mais valiosas que uma empresa pode obter.

Afinal, eles conhecem bem seu negócio e podem apresentar ótimos elogios e críticas sobre a experiência do usuário com sua marca.

Você pode incluir formulários em sua página com o auxílio de plugins. Mas, caso prefira disponibilizar um formulário mais completo, pode usar as seguintes opções:

  • Typeform: destaca-se bela simplicidade, responsividade e interface intuitiva;
  • Survey Monkey: oferece inúmeros templates e permite criar questionários personalizados;
  • Opinion Box: solução nacional desenvolvida por especialistas para a criação de pesquisas online;

Em quais momentos devo investir em uma pesquisa de mercado?

Muitos ainda acreditam que a pesquisa de mercado não é tão benéfica quanto aparenta.

Pensam que não existe razão para acompanhar as estratégias de outras empresas, afinal, isso pode tornar o negócio pouco inovador e apenas mais do mesmo no mercado.

Contudo, um estudo de mercado não se limita à análise da concorrência.

Engloba dados de fontes diversas, que oferecem um panorama completo de todo o ecossistema do empreendimento.

É fundamental conhecer o ambiente do mercado no qual está inserido, compreender os obstáculos impostos por suas estratégias, além de descobrir as necessidades ainda não exploradas.

Tudo isso só é possível a partir de um estudo mercadológico sistematizado.

Nesse sentido, para entender qual o melhor momento de fazer uma pesquisa de mercado, você precisa, antes de tudo, voltar seu olhar para as necessidades do empreendimento.

Isso porque, não se pode começar um estudo de mercado sem conhecer a fundo seu próprio negócio.

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