Web design [2022]

23, nov, 2019 | Marketing Digital

Se os potenciais clientes usam mais o celular do que o computador na hora de navegar nos sites, por exemplo, o ideal é investir em responsividade e otimização no carregamento de imagens e vídeos.

Se a sua empresa deseja construir uma sólida presença na internet, ter um website é essencial.

No entanto, tão importante quanto ter uma página voltada ao negócio é fazer com que ela seja atrativa e intuitiva, além de apresentar com clareza os produtos ou serviços vendidos.

O web design é justamente o principal meio para se alcançar esse objetivo.

Ao longo do texto, vamos apresentar os seus principais elementos e estrutura, além dos tipos de design de sites. Por isso, continue a leitura até o final!

O que é web design?

Quando uma pessoa, empresa ou qualquer instituição publica um site na rede, é preciso pensar antes o seu design.

Na prática, isso pode ser feito por codificação, usando linguagens como HTML e CSS ou por um gerenciador de conteúdo, sendo que um dos mais conhecidos é o WordPress.

Quais os principais elementos do web design?

Um site minimamente aceitável precisa ter os seguintes elementos: responsividade, escaneabilidade, tipografia e velocidade de carregamento.

Confira cada um dos tipos de web design a seguir!

Responsividade

Antigamente, era comum os usuários acessarem sites e páginas web em geral pelo computador.

No entanto, isso está mudando, em virtude do uso massivo de dispositivos móveis, exigindo, assim, que eles sejam responsivos e proporcionem boa experiência de navegação.

Escaneabilidade

Um site com boa escaneabilidade é aquele que divide os seus conteúdos em pequenos blocos de texto.

Quando não há esse cuidado, os visitantes tendem a desistir da navegação, diminuindo bastante as chances dele voltar novamente.

Tipografia

A tipografia corresponde às fontes dos textos em um site.

Por exemplo, artigos de blog costumam ser escritos em arial 15, pois, se fosse usada uma fonte digamos mais “excêntrica”, isso iria levar a uma experiência ruim dos visitantes, tal qual grandes blocos de texto.

Velocidade de carregamento

Web Design

Nem sempre o usuário está com uma boa conexão à internet.

Nesse sentido, quanto mais rápido for o carregamento da página no 3G, por exemplo, isso certamente vai aumentar as chances de a pessoa retornar mais vezes ao site.

Qual a estrutura de um website?

De maneira básica, um site é composto por várias outras páginas, sendo que as principais delas são:

  • página de contato
  • quem somos
  • área de produtos ou serviços
  • blog
  • políticas de privacidade

Quais os tipos de web design?

Escolher o design certo aumenta bastante as chances de o site ter relevância na internet.

Acompanhe as subseções a seguir e veja os principais tipos que separamos para você!

Fixo

Em virtude da responsividade, o design fixo tende a entrar em desuso.

Isso porque a sua característica básica é a não alteração na largura da página, mediante o carregamento em computadores e dispositivos móveis.

Quem visualiza pelo celular, por exemplo, tende a ter uma experiência de navegação ruim, pelo fato de as imagens e textos ficarem em uma posição diferente, em comparação ao computador.

Líquido

O design líquido ou fluido possui características mais favoráveis à boa experiência de navegação em dispositivos móveis.

Em vez de colunas fixas, usa-se porcentagens, de modo que elas podem aumentar ou diminuir, a depender do aparelho em que a página for carregada.

Responsivo

Uma vantagem importante do design responsivo é não precisar fazer várias versões de um mesmo site.

Em outras palavras, basta projetar uma única vez e ele já estará apto a promover uma boa navegação em computadores e dispositivos móveis.

Além disso, existe uma otimização na hora de exibir imagens e vídeos, considerando situações em que o usuário está com uma conexão de internet mais instável ou lenta.

Ilustrativo

Como o nome sugere, o site precisa ter uma identidade ilustrativa.

Significa que é preciso saber quais artes, pinturas e desenhos, por exemplo, melhor refletem a essência do negócio.

Sendo algo extremamente amplo, é importante planejar bem, pois isso vai impactar diretamente a impressão que os usuários têm do site, aumentando ou diminuindo a chance de visitas futuras e fechamento de negócios.

Minimalista

Muitos sites na internet apostam no minimalismo.

O intuito é evitar possíveis poluições visuais e evitar a inserção daquilo que não agrega ao negócio.

Muito provavelmente, você já se deparou com sites bastante enxutos, responsivos e agradáveis de navegar.

Não é à toa, isso é graças ao apelo minimalista trabalhado pelos profissionais de web design.

Tipográfico

A experiência dos usuários ocorre antes mesmo dele ler um texto ou clicar em qualquer menu do site.

Se ela está sendo boa, significa que a tipografia (fontes) foi trabalhada corretamente, sendo até mesmo considerada uma arte por muitos.

As cores usadas nas fontes também precisam ser planejadas cuidadosamente.

Na prática, estabelecer uma harmonia é crucial na experiência visual dos usuários, bem como o tamanho das fontes e a disposição delas ao longo da tela.

Dentre os principais propósitos da tipografia podemos destacar:

  • enfatizar ideias
  • definir a personalidade do negócio
  • destacar um tema

Única página

Nem sempre um site precisa ter várias páginas.

Dependendo do propósito, uma única página pode já ser o suficiente para transmitir uma mensagem, além de ser benéfico no sentido de evitar as distrações referentes à navegação em múltiplas abas.

Para que se saiba se esse tipo de design é o ideal, é preciso planejar, sabendo com clareza quais os objetivos e metas do negócio, no tocante à sua presença na internet.

Web Design - site

O que considerar antes de escolher a melhor estrutura de Web Design?

Tão importante quanto conhecer os objetivos e metas da empresa é saber quem é o seu público.

Ter esse conhecimento é o primeiro passo antes de projetar um site relevante na internet, exigindo pesquisa e estudo.

Se os potenciais clientes usam mais o celular do que o computador na hora de navegar, por exemplo, o ideal é investir em responsividade e otimização no carregamento de imagens e vídeos.

Como vimos ao longo do texto, o web design consiste em estruturar um site, de modo que ele seja relevante ao público.

Hoje em dia, ter presença online não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação das empresas em geral, exigindo planejamento e o auxílio especializado de profissionais. Entre em contato conosco

O que é SEO? [2022]

Você sabe como funciona o SEO? Entenda o que é SEO - Search Engine Optimization (Otimização para motores de busca) Como o SEO funciona? Descubra para que serve a estratégia de SEO Conheça algumas estratégias para alcançar o topo do Google [2022] Confira os principais erros de quem está iniciando no SEO As estratégias de SEO servem para fazer...

Leia mais

UX e UI: design e performance [2022]

Se o site não guiar o usuário corretamente pela interface, é improvável que ele tome a ação correta e, desse modo, o objetivo de venda não será alcançado. Sabe quando você entra em um site confuso e não encontra nada do que precisa? Esse é um exemplo clássico de UX e UI mal feito, que pode custar muito caro para a empresa, já que a primeira...

Leia mais

Melhor design de website [2022]

Uma coisa importante para entender no design de website é que assim como as estratégias de marketing digital, ele se atualiza conforme a mudanças no perfil e comportamento do cliente. Se há poucas décadas evitar a rolagem nas páginas era interessante para dar mais dinamismos para a experiência no desktop, atualmente os cliques podem ser um...

Leia mais

Estrutura de um website [2022]

Estrutura de um website – O que é? Qual a importância da estrutura de um website? Como desenvolver a estrutura de um site? Quais são os tipos de estrutura de um site? Como escolher a melhor estrutura de um site? Estrutura de um website: Quais conteúdos você considera mais importantes e que precisam ser destacados no site? Quais outros são...

Leia mais

Anúncios de Google

O marketing digital é uma estratégia e tanto para marcas que buscam um crescimento expressivo na internet. Entre as ferramentas que podem ser usadas, os anúncios de Google Display são excelentes maneiras para fazer publicidade e obter maior visibilidade. A rede de display também é excelente para melhorar o posicionamento, aumentar o alcance,...

Leia mais