O que é SEO? [2022]

27, nov, 2019 | Marketing Digital

As estratégias de SEO servem para fazer com que o seu site se destaque de forma orgânica, ou seja sem investir em anúncios pagos como o Google Ads.

Talvez você já conheça e até mesmo execute alguns recursos de marketing digital como os anúncios pagos.

Você sabe como funciona o SEO?

Apesar de terem uma excelente taxa de conversão, este é um modelo que necessita de investimentos constantes e tem uma vida muito curta.

Entretanto, ao conhecer melhor o que é SEO — search engine optimization, ou otimização para motores de busca — você sai completamente dessa lógica.

Conheça mais sobre esse mecanismo e como você pode fazer para que suas páginas ganhem visibilidade nos resultados de pesquisa do Google e de outros mecanismos de busca.

Aumente a visibilidade da sua marca, otimize o ROI e reduza os investimentos constantes com essa estratégia de tráfego orgânico. Boa leitura!

Entenda o que é SEO – Search Engine Optimization (Otimização para motores de busca)

Assim como as outras estratégias de marketing digital, o SEO entra como uma ferramenta para aproximar sua empresa do público certo.

Talvez você esteja se perguntando como isso funciona, então precisamos primeiro entender como funciona o motor de um mecanismo de busca.

Com o princípio da internet as pessoas colocavam seus sites online e precisavam divulgar para amigos e pessoas interessadas sobre o endereço que era então digitado no navegador para que alguém conseguisse acessar a página.

Esse era um processo que podia produzir muitos erros, o usuário podia perder o endereço, digitado errado, se esquecer quando estivesse em frente ao computador.

Surgiram assim os mecanismos de busca.

 

Como o SEO funciona?

São robôs que vasculham toda a internet em busca de sites e indexam as mesmas no mecanismo.

Para que isso aconteça, o site deve ser mencionado em outra página à qual o robô já tem acesso.

Assim, é como se o robô entrasse em todos os links que estão nos domínios que já entrou, ampliando assim seu alcance.

Uma vez indexada uma página de um site, o robô vasculha todo o domínio, indexando frequentemente todas as atualizações encontradas.

Assim, eles apresentam para o usuário a melhor resposta conforme a pesquisa que ele faz na internet.

Esse modelo rudimentar foi aperfeiçoado com o passar dos anos, fazendo com que a qualidade dos resultados de pesquisa seja sempre o melhor possível.

Descubra para que serve a estratégia de SEO

Entendendo de forma rápida como funciona todo esse processo, agora é hora de entender para que serve o SEO.

Imagine um site que ofereça informações sobre “rampas de voo livre no Brasil“.

Uma pessoa precisa pesquisar sobre uma determinada rampa de voo livre e digita no Google o termo “rampa do Urubu”.

SEO

Se seu site for um dos primeiros resultados, certamente você otimizará a jornada de compra da sua estratégia.

Sendo assim, as estratégias de SEO servem para fazer com que o seu site se destaque de forma orgânica, ou seja sem investir em anúncios pagos como o Google Ads.

São algumas técnicas que, de forma geral, ajudarão o usuário a ter uma boa experiência de navegação no seu site.

Afinal, se observarmos essa evolução de forma abrangente, esse é o objetivo dos mecanismos de busca: encaminhar a pessoa para as páginas que ela procura.

Conheça algumas estratégias para alcançar o topo do Google [2022]

Entendendo que as estratégias de SEO são extremamente importantes para o seu negócio, agora é hora de conhecer algumas técnicas e inserir esse recurso nas suas estratégias de marketing.

Velocidade no carregamento

Pode ser que você já tenha passado pela seguinte situação: ao pesquisar sobre um determinado assunto, você entra em um site que simplesmente não carrega a página.

Depois de um tempo aguardando, o que você faz? Provavelmente volta nos resultados de pesquisa e entra em outro domínio.

Ao perceber que muitos usuários abandonavam as páginas que demoravam a carregar, o Google desenvolveu um algoritmo que media esse tempo de carregamento.

Assim como os outros algoritmos, o objetivo é melhorar a qualidade dos resultados, destacando aqueles que estão de acordo.

Existem várias ferramentas que podem medir a velocidade de carregamento do seu site, o próprio Google oferece uma.

Páginas responsivas

Outro ponto importante está ligado à qualidade de navegação em telas de diferentes formatos.

Hoje as pessoas acessam a internet pelo computador, tablets, TV e cada vez mais pelo celular.

Por este motivo, existem várias estratégias para melhorar a experiência do usuário (UX e UI).

Alguns desenvolvedores preferem usar a estratégia mobile first ou mobile friendly que prioriza o design para o acesso via smartphone.

Outra solução são os designs responsivos. Isso significa que a página se adapta para os mais diferentes formatos de tela.

Garantir essa qualidade, adaptando seu site para os vários formatos de tela é outra estratégia de SEO que melhora o ranqueamento do seu site.

Conteúdos de qualidade

Outro fator importante para aparecer no Google de graça está nos conteúdos que você oferece no seu site.

Se suas páginas estão focadas apenas em vender produtos ou serviços, elas tendem a agregar pouco ou nenhum valor para os usuários, que entrarão no site apenas no momento da compra mesmo.

Por isso, é fundamental ter um blog e alimentá-lo com conteúdos de qualidade.

Existem vários algoritmos do Google que observaram se as informações são originais, de qualidade e se realmente atraem seu público para o site.

Pensar em uma boa estrutura de um website ajuda no posicionamento do google.

Esse é um fator importante que ajuda seu site a se destacar nos resultados de pesquisa.

URLs amigáveis

Outro ponto importantíssimo para o ranqueamento das páginas é o endereço delas.

Publique endereços limpos e fáceis de identificar. Nada de encher com números e caracteres especiais cada nova página que você publica.

Então, em vez de ter seudominio.com.br/ySKxHWLwzEod/MjMjyKipCtTO/, escolha um endereço mais simples como seudominio.com.br/nomeamigavel/ isso é ter uma URL amigável.

Confira os principais erros de quem está iniciando no SEO

Se você está começando com as estratégias SEO, um ponto muito importante é conhecer as práticas de SEO Black Hat.

São práticas mal-vistas pelo Google que podem causar punições como a perda de posições no ranqueamento ou mesmo a inserção do domínio na lista negra do Google.

Impedindo que suas páginas apareçam nos resultados de busca.

Nada de tentar enganar o robô então.

Além disso, é fundamental ficar de olho na sua estratégia de palavras-chave.

Use termos realmente relevantes e tente mesclar palavras-chave abrangentes, como “rampas de voo livre”, com palavras-chave específicas, como “morro do paraglider encantado”.

SEO

Além disso, outro erro também é não ter uma estratégia de linkagem adequada.

Como você deve ter percebido, as estratégias de SEO são fundamentais para aumentar seu tráfego orgânico, ajudando a levar um público de qualidade para as suas páginas.

Apesar de existirem vários algoritmos do Google que ajudem a influenciar nos resultados de pesquisa, o principal é focar na qualidade da experiência oferecida para seus usuários.

Ficar de olho nas novidades que o Google apresenta como critérios de escolha para o SEO.

Erros comuns de SEO que você deve evitar

Não conhecer seu público

Você pode ter uma boa ideia do que seus clientes estão procurando. Mas já dedicou seu tempo para entender o que os faz clica no seu conteúdo?

Ignorar a fase de planejamento

Erro comum: não fazer pesquisa de palavra-chave, não pesquisar o que a concorrência está fazendo e nem mesmo o seu nicho específico.

Usar conteúdo duplicado

O Google deixou claro há anos que, quando uma página usa algo de outro site, há penalidade. Ser enterrado no fundo dos SERPS.

Criar o conteúdo errado

Isso quer dizer: Conteúdo que ninguém está realmente procurando. Faça pesquisas de palavras-chaves e encontre tópicos que reflitam o que seu cliente ideal busca.

Esquecer dos detalhes técnicos

Pequenas coisas, como falta de meta descriptions personalizadas, alt text nas imagens e títulos com palavras-chave, podem fazer com que você perca fatores de classificações fáceis.

Não acompanhar seus resultados

Use ferramentas como Google Analytics, Search Console e Semrush para ver palavras-chave ranqueada, tráfego, taxas de cliques e impressões.

UX e UI: design e performance [2022]

Se o site não guiar o usuário corretamente pela interface, é improvável que ele tome a ação correta e, desse modo, o objetivo de venda não será alcançado. Sabe quando você entra em um site confuso e não encontra nada do que precisa? Esse é um exemplo clássico de UX e UI mal feito, que pode custar muito caro para a empresa, já que a primeira...

Leia mais

Melhor design de website [2022]

Uma coisa importante para entender no design de website é que assim como as estratégias de marketing digital, ele se atualiza conforme a mudanças no perfil e comportamento do cliente. Se há poucas décadas evitar a rolagem nas páginas era interessante para dar mais dinamismos para a experiência no desktop, atualmente os cliques podem ser um...

Leia mais

Estrutura de um website [2022]

Estrutura de um website – O que é? Qual a importância da estrutura de um website? Como desenvolver a estrutura de um site? Quais são os tipos de estrutura de um site? Como escolher a melhor estrutura de um site? Estrutura de um website: Quais conteúdos você considera mais importantes e que precisam ser destacados no site? Quais outros são...

Leia mais

Web design [2022]

Se os potenciais clientes usam mais o celular do que o computador na hora de navegar nos sites, por exemplo, o ideal é investir em responsividade e otimização no carregamento de imagens e vídeos. Se a sua empresa deseja construir uma sólida presença na internet, ter um website é essencial. No entanto, tão importante quanto ter uma página...

Leia mais

Anúncios de Google

O marketing digital é uma estratégia e tanto para marcas que buscam um crescimento expressivo na internet. Entre as ferramentas que podem ser usadas, os anúncios de Google Display são excelentes maneiras para fazer publicidade e obter maior visibilidade. A rede de display também é excelente para melhorar o posicionamento, aumentar o alcance,...

Leia mais